- Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Notícias
- Notícia
- CGJ realiza evento para celebrar o Dia dos Comissários da Infância e da Juventude
Um evento, organizado pela Corregedoria Geral da Justiça, para comemorar o Dia dos Comissários da Infância e da Juventude - 20 de maio - reuniu nessa sexta-feira, dia 16/06, no Auditório da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, Comissários de Justiça, Psicólogos e Assistentes Sociais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, além de convidados. A mesa de abertura contou com a presença do Juiz Auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça do TJRJ, Sandro Pitthan Espíndola, da Diretora da Divisão de Apoio Técnico Interdisciplinar, da Psicóloga Sandra Pinto Levy e da Chefe do Serviço de Apoio aos Comissários de Justiça, Monica Zouein. Em seu discurso, o Juiz Auxiliar Sandro Pitthan fez um paralelo entre São Bernardino, que tem seu dia comemorado também em 20 de maio, e a missão dos Comissários de Justiça.
“Falo aqui em nome do Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio, e também em meu nome. Gostaria de expressar a primeira frase que me veio à cabeça quando pensei no que poderia falar nesta mesa. Aquela célebre frase: ‘A Justiça tarda, mas não falha’. Nunca é tarde para reconhecer que vocês são importantes e merecem festejar o dia. Pensando neste dia, fiz uma pesquisa rápida – independente de crença religiosa - e descobri que dia 20 de maio é também dia de São Bernardino. Um franciscano que viveu na Itália e ficou conhecido como o mensageiro da paz. Ele abordava questões relacionadas à concórdia, à humildade e à justiça. Daí então seja tão simbólico o Dia dos Comissários de Justiça e o Dia de São Bernardino serem comemorados em 20 de maio”, disse o Juiz.
Com o tema "Violência nas escolas e atuação do Comissário de Justiça, a primeira mesa contou com a participação da Juíza Titular da Vara da Infância e da Juventude da Capital, Vanessa Cavalieri, expondo sobre o "Protocolo eu te vejo" de combate à violência nas escolas; a apresentação de "Desafios práticos da abordagem restaurativa nos casos de violência escolar" pela Assistente Social Chefe do CEJUSC de Justiça Restaurativa da Capital Cristiane de Castro Melo e pela Analista Judiciário deste CEJUSC Renata Fernandes de Araújo; e exposição sobre "Mediação nas escolas" pela Psicóloga Coordenadora do NUPEMEC, Claudia Ferreira.
Foram apresentadas na segunda mesa as seguintes "Ações de Investimento na Juventude": Programa Justiça pelos Jovens, pela Responsável pela Divisão de Ação Social e Acessibilidade da SGSUS, Marcia Fayad; Projetos Reciprocidarte, Jovem Alerta e Jovem Aprendiz, pelas Comissárias da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de São Gonçalo Vania Lucia Bastos da Silva e Isabelle Maria Nogueira.
O evento teve início na parte da manhã, com uma atividade inovadora, na qual os Comissários participaram de um círculo de construção de paz, prática da Justiça Restaurativa, partilhando experiências sobre "Ser Comissário de Justiça, da Infância, da Juventude e do Idoso", com as facilitadoras Cristiana Pereira Baptista, Coordenadora do CEJUSC de Nova Friburgo, e Célia Passos, Diretora cofundadora do ISA-ADRS - Instituto de Soluções Avançadas.