TJRJ lamenta morte do professor Joel Rufino dos Santos
O Tribunal de Justiça de Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) comunica o falecimento do diretor-geral de Comunicação e de Difusão do Conhecimento (DGCOM), Joel Rufino dos Santos, nesta sexta-feira, dia 04. Professor, escritor, jornalista e historiador, Joel Rufino morreu em decorrência das complicações de uma cirurgia cardíaca realizada no dia 1º de setembro. O professor estava internado na Clínica São José, no Humaitá.
O presidente do TJRJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, lamentou profundamente a morte do amigo. “É uma grande perda para o Tribunal de Justiça, para os meios intelectuais e professores. Uma alma generosa. Que ele descanse em paz. Vamos guardar do professor os melhores exemplos. A nós, Joel Rufino vai deixar a semente do seu exemplo, de um homem dedicado ao humanismo e à causa pública”.
À frente da DGCOM desde fevereiro deste ano, Joel Rufino pontuou sua trajetória no TJRJ com iniciativas inovadoras e de destaque, vinculadas à causa pública e à cidadania. Entre elas, o desenforcamento do Tiradentes e a realização de um baile charme no próprio tribunal.
Aos 74 anos, o professor Joel Rufino dos Santos deixa mulher, Teresa Garbayo, dois filhos e quatro netos.
O corpo de Joel Rufino será cremado amanhã, no Memorial do Carmo, do Caju, às 14h30, em cerimônia reservada a parentes.
A Prefeitura do Rio de Janeiro decretou luto oficial por três dias.