Autofit Section
Presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe visita TJRJ para conhecer sistema de videoconferência
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 22/07/2015 17:32

O presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), desembargador Luiz Antônio Araujo Mendonça, foi recebido, nesta quarta-feira, dia 22, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), para conhecer como funciona o sistema de audiência por videoconferência no Tribunal do Rio para servir como modelo do sistema que irá implantar no judiciário sergipano.

Acompanhado de comitiva formada por magistrados e representantes da Secretaria de Justiça de Sergipe, o presidente do TJSE foi recebido pela primeira vice-presidente do TJRJ, desembargadora Maria Inês da Penha Gaspar, representando o presidente do TJRJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, e pela corregedora-geral da Justiça do Rio de Janeiro, desembargadora Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo.

A comitiva acompanhou duas audiências por videoconferência. Na primeira, da 1ª Vara Criminal da Capital, foi ouvido o depoimento de um réu do Presídio Federal de Porto Velho, em Rondônia. Em seguida, acompanharam audiência da 14ª Vara Criminal da Capital, referente a processo envolvendo réus do Presídio Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Nesta quinta-feira, dia 23, a comitiva encerra a visita ao Tribunal do Rio, assistindo uma audiência por videoconferência no Complexo de Gericinó, em Bangu, na zona oeste do Rio.

Para o presidente do TJSE, o Tribunal do Rio é modelo em relação às audiências por videoconferência, razão pela qual será adotado pelo Tribunal de Sergipe. Na sua avaliação, o sistema também torna mais célere a justiça.

“Não é demérito copiar o que há de melhor e o Rio de Janeiro tem sido destaque na área de videoconferência. Estamos aqui para copiar exatamente o que estão fazendo por sabermos se tratar de trabalho da melhor qualidade e, por isso, vamos implementá-lo em Sergipe, no prazo mais rápido possível. A videoconferência evita o contato do acusado com várias partes, principalmente em relação ao seu deslocamento, que sempre envolve tramas criminosas, com planos de fugas e de assassinatos. E, quando optamos pela videoconferência, estamos contribuindo para o desenvolvimento mais célere da justiça e, principalmente, protegendo toda a sociedade, que é um dever de todos”, afirmou o presidente do TJSE.

A comitiva de Sergipe foi composta, ainda, pela juíza auxiliar da Presidência, Dauquíria Ferreira; da juíza da 4ª Vara Criminal de Aracaju, Lidiane Andrade; do chefe de Divisão Criminal, Thiago Morais; do diretor de atendimento ao usuário, Langesson Silva; do secretário de Justiça de Sergipe, Antônio Hora Filho; do coordenador do Projeto de Videoconferência de Sergipe, João Anízio Torres Dantas e do vice-diretor do Desipe-SE, Hélio Matheus de Oliveira Santos.

Além da 1ª vice-presidente  do TJRJ e da corregedora-geral de Justiça, acompanharam a comitiva sergipana os desembargadores Luciano Barreto e Gizelda Leitão; a juíza auxiliar da Presidência Maria Tereza Donatti; a juíza auxiliar da Corregedoria Simone Lopes; a juíza responsável pela Central de Assessoramento Criminal (CAC), Lúcia Regina Esteves Magalhães e a diretora-geral de Apoio aos Órgãos Jurisdicionais (DGJUR), Alessandra Anátocles.

JM/MB

Galeria de Imagens