Autofit Section
Desenforcamento do Tiradentes ganha repercussão na mídia
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 22/04/2015 16:57

A encenação “O desenforcamento do Tiradentes: Justiça ainda que tardia”, realizada no dia 21 de abril pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), obteve grande repercussão na mídia.

Rádios, jornais, TVs e portais na internet acompanharam o ‘julgamento’ como uma boa iniciativa para revisitar o passado. O jornal O Dia, por exemplo, exibiu uma foto em sua primeira pagina do boneco do Tiradentes que percorreu o cortejo após a encenação. Com o título “Que a justiça seja feita”, o jornal destacou a festa realizada pelo TJRJ.

O jornal Extra também destacou o desenforcamento e comparou a alegria da absolvição ao carnaval, já que o grupo que participou da caminhada - da Praça XV até a praça que leva o nome do homenageado - foi ao som do bloco das Carmelitas e de apresentações de funk com o grupo dos passinhos.

O evento que teve os ingressos esgotados em meia hora foi lembrado pelo jornal O Globo com o título “As voltas que o mundo dá”, referindo-se à significância que o evento teve como uma tentativa de reconstruir o passado. Abordou também sobre a escolha de um ator negro para protagonizar a peça, e registrou uma fala do diretor-geral de Comunicação e de Difusão do Conhecimento, Joel Rufino: “Poderia ter sido uma mulher, foi um ator negro, Tiradentes poder ser qualquer um, ou todos nós”.

Além dos jornais cariocas, o Diário de Pernambuco exaltou o projeto que propôs uma reflexão sobre os temas que eram discutidos na época e trazê-los para os dias atuais, dentre eles: liberdade, justiça e abuso fiscal.

O canal de televisão a cabo Globo News transmitiu trechos ao vivo do desenforcamento e as emissoras TV Globo e Band acompanharam o evento, além das Rádios CBN e Globo.

S.B / F.B.

Galeria de Imagens