Há quase 50 anos foi instituído, em Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o dia 05 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente, ocasião que nos instiga a ponderar sobre qual a nossa contribuição, seja para a conservação ou para com os danos, ao meio ambiente.
Desde meados da década de 1960 que o conceito de meio ambiente deixa de tratar exclusivamente do meio natural para também abarcar o meio social, tamanha a importância da interação entre a dinâmica natural e as relações sociais. Portanto, a relação entre homem e natureza não se faz de forma neutra e nossa forma de viver causa grande impacto no meio ambiente. Sabemos que hábitos que foram desenvolvidos ao longo de muitas décadas e são inerentes à sociedade moderna, tanto como símbolos de desenvolvimento (uso ilimitado de energia, água, entre tantos outros) assim como distinção de crescimento pessoal (como por exemplo o consumo exacerbado), não são fáceis de serem identificados e muito menos de serem superados, pois giram: “[...] em torno de um emaranhado de questões que precisam ser compreendidas em todas as suas dimensões, envolvendo aspectos econômicos, sociais e culturais, pressupondo relações familiares e de trabalho.”
Reconhecendo a relevância de nossos hábitos modernos e seu impacto no meio ambiente, a ONU lança neste dia 5 de junho de 2021 a Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas, um esforço de 10 anos para interromper e reverter o declínio do mundo natural.
Restauração de Ecossistemas
Ecossistema, conceito criado por Arthur G. Tansley em 1936, aborda a integração entre fatores bióticos (seres vivos) e abióticos (seres não vivos) tratando-os como um sistema único, além disso, Clive Pointing, historiador inglês “[...] chama a atenção para o fato de que as partes individuais de um ecossistema apenas são totalmente compreendidas quando vistas como partes de um todo maior”1. Pointing também nos lembra que a Terra é um sistema fechado, pois, com exceção dos meteoritos, foguetes e os raios solares, nenhuma matéria entra ou sai do planeta. Como consequência, além da finitude dos recursos, também os resíduos gerados ficam enclausurados no sistema, o que nos leva, a um esgotamento do planeta.
Assim sendo, restaurar ecossistemas é um desafio de todos nós, homens modernos. A proposta da ONU é que qualquer um pode se engajar nessa missão, sejam indivíduos, comunidades, negócios e governo e propõe três caminhos de envolvimento:
Ações: Tomar atitudes, como iniciar ou apoiar um projeto de restauração local3.
Escolhas: Fazer escolhas inteligentes, como comprar apenas produtos sustentáveis e mudar sua alimentação 3.
Vozes: Levante sua voz em apoio à conservação e restauração de ecossistemas 3.
A proposta de restauração refere-se aos seguintes Ecossistemas: Florestas e árvores; Rios e lagos, Cidades; Oceanos e Costas, Terras agrícolas e pastagens; Montanhas e Peatlands.
Encontre um ecossistema pelo qual você possa agir em defesa! Acesse GUIA RESTAURAÇÃO ECOSSISTEMAS.
HA